Tentações Femininas
Olá!

Quer saber quantas tentações temos aqui?

Participe!


Participe do fórum, é rápido e fácil

Tentações Femininas
Olá!

Quer saber quantas tentações temos aqui?

Participe!
Tentações Femininas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tentações Femininas

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1AROMATERAPIA Empty AROMATERAPIA Seg 7 Jun 2010 - 13:39

Mãe Coruja

Mãe Coruja
Supervisora das Tentações
Supervisora das Tentações
Aromaterapia é a prática terapêutica que se utiliza dos Óleos Essenciais 100% puros para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando proporcionar o bem estar geral do ser humano. Serve para tratar e/ou embelezar a pele, auxiliar na cura de doenças comuns, curar a alma, relaxar o corpo e a mente.

Em toda a história da civilização humana, as plantas medicinais e aromáticas foram utilizadas para purificar e perfumar ambientes, para afastar maus espíritos, tratar de problemas da pele, tratar de problemas físicos como no uso das infusões, nos processos de mumificação no antigo Egito, nos banhos romanos, etc.

Hoje a prática da Aromaterapia está se tornado bastante difundida pelos 4 cantos do mundo, mas ainda é, na maioria dos países, considerada como Medicina Complementar. Na França a Aromaterapia faz parte da formação médica.

A verdadeira Aromaterapia é a aplicação terapêutica dos Óleos Essenciais através de banhos, massagens, compressas, difusão no ambiente, etc usando sempre veículos neutros para diluí-los tais como: óleos vegetais, água ou álcool de cereais, preservando-se assim a propriedades químicas e a atuação físico-química no organismo humano, combinados com a atuação olfativa através do sistema límbico.

ALECRIM (Rosmarinus officinalis)

PRINCIPAIS COMPONENTES QUÍMICOS: Cineol, Cânfora, Borneol, Pineno.
AROMA: canforoso, lenhoso, inflamado.
PROPRIEDADES: anti-séptico, antiespasmódico, estimulante, circulatório, diurético, descongestionante, expectorante.
APLICAÇÕES: drenagem linfática, fadiga do coração, pressão baixa, dores musculares, reumatismo, resfriado, tônico geral, perda de memória; aumenta a concentração e a atividade mental; clareia os pensamentos.
QUALIDADE: Yang;
ELEMENTO: Ar;
PLANETA REGENTE: Sol.
NOTA AROMÁTICA: Média.
RESTRIÇÕES: Não deve ser usado durante a gravidez, por hipertensos por epilépticos.



CANELA DA CHINA (Cinnamomum cassia)

PRINCIPAl COMPONENTE QUÍMICO: Aldeído Cinâmico.
AROMA: doce e picante.
PROPRIEDADES: estimulante, antibiótico, antivírus, anti-putrescente, analgésico, afrodisíaco.
APLICAÇÕES: gripes, resfriados, artrite, dores em geral, anemia, impotência.
QUALIDADE: Yang.
ELEMENTO: Fogo.
PLANETA REGENTE: Sol.
NOTA AROMÁTICA: Básica.
RESTRIÇÕES: evitar durante a gravidez.



CITRONELA (Cymbopogon nardus)

PRINCIPAIS COMPONENTES QUÍMICOS: Borneol, Citronelol, Geraniol, Nerol.
AROMA: fresco, forte, verde, semelhante ao limão.
PROPRIEDADES: anti-séptico potente.
APLICAÇÕES: dor em geral, poderoso desodorizante, estimulante geral, refrescante, mata os fungos, antibactericida, excelente repelente de insetos.
QUALIDADE: Yang;
ELEMENTO: Ar;
PLANETA REGENTE: Sol.
NOTA AROMÁTICA: Média.
RESTRIÇÕES: Não deve ser usado durante a gravidez, por hipertensos por epilépticos.


Segundo os mais recentes estudos, os aromas são aspirados e causam uma sensação olfativa, que é fruto do reconhecimento das moléculas componentes dos aromas, feita nos receptores olfativos, causando um impulso nervoso que atua diretamente no sistema límbico, estimulando o modernamente chamado sentido polisensorial. A memória olfativa é, comprovadamente, a maior memória que o ser humano tem. É baseada na Aromaterapia, mas a sua atuação está restrita ao campo das emoções e sensações.

A indústria da perfumaria e cosmética vem a trabalhando cada vez mais com esse conceito Aromacologia (Aromachology®️), que é marca registrada pelo Sense of Smell Institute criado em 1989 com o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas para acompanhar as inter-relações entre a Psicologia e a tecnologia em fragrâncias.

2AROMATERAPIA Empty Re: AROMATERAPIA Seg 7 Jun 2010 - 13:41

Mãe Coruja

Mãe Coruja
Supervisora das Tentações
Supervisora das Tentações
São considerados a alma de uma planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas aromáticas e medicinais. A título ilustrativo, uma gota de Óleo Essencial em geral corresponde a 20 ou 30 xícaras de chá daquela erva/planta aromática.

Presentes em várias partes das plantas (folhas, flores, madeiras, ramos, galhos, frutos, rizomas), são compostos formados por várias de substâncias químicas - como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, hidrocarbonetos, etc -havendo sempre a prevalência de uma ou duas delas, que assim irão caracterizar os aromas. São obtidos pelos processos de destilação a vapor, extração por solvente ou por pressão.

Nem todos os Óleos Essenciais possuem aroma agradável ao olfato, apesar das suas propriedades terapêuticas. Portanto, costuma-se utilizar a técnica da Sinergia - que consiste em misturar até no máximo 4 Óleos Essenciais - para obter-se um aroma diferenciado e pessoal, mantendo ou até potencializando a ação terapêutica desejada.

A utilização de Óleos Essenciais não deve ultrapassar 2% do total. Ou seja, para cada 100 ml de veículo (álcool, óleo vegetal, bases neutras, água) devemos aplicar apenas 2 ml de Óleo Essencial (em torno de 40 a 50 gotas, dependendo da viscosidade do Óleo Essencial).

Os Óleos Essenciais são procedentes dos mais variados cantos do mundo e seu preço é sempre elevado e individual quando comparado à grande maioria das essências comercializadas no mercado – que, ao contrário dos Óleos Essenciais, são produzidas sinteticamente em laboratório – possuindo em geral um cheiro agradável, mas destituídas de qualquer propriedade terapêutica.

BANHO DE IMERSÃO: 10 a 12 gotas do óleo essencial, diluídas 10 ml de óleo vegetal.

COMPRESSA: dilua 5 gotas do óleo essencial em 1 litro de água. Frias para áreas inchadas e contusões; quente para áreas doloridas; morna para tratamentos da pele em geral.

DIFUSÃO/SPRAY: até 8 gotas de óleo essencial em réchaud com água; até 20 gotas de óleo essencial para cada 50 ml de água/álcool de cereais (em parte iguais).

FRICÇÃO: 1 ou 2 gotas de óleo essencial diluída em pequena quantidade de óleo vegetal para friccionar o local.

INALAÇÃO: 3 a 4 gotas do óleo essencial indicado diluído em 1 litro de água fervente, cobrindo a cabeça com uma toalha e inalando o vapor por 3 a 4 minutos. Indicado para descongestionar as vias respiratórias - repetir até 3 vezes ao dia. Ou para abrir os poros para limpeza de pele.

MASSAGEM: Diluir até 25 gotas de óleo essencial para cada 50 ml de óleo vegetal (os mais indicados são: semente de uva, gérmen de trigo e amêndoas doces).

PURO: SOMENTE OS ÓLEOS DE LAVANDA E TEA TREE são seguros para serem aplicados puros com cotonete em pequenas áreas: espinhas, picadas de insetos, pequenos cortes, etc.

SINERGIAS: são obtidas com a mistura de até no máximo 4 Óleos Essenciais e não devem ultrapassar o percentual de 2% no total da mistura. Se diluirmos em 100 ml, podemos colocar 10/12 gotas de cada um dos 4 Óleos Essenciais, perfazendo o total de 40/50 gotas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos