O que é cache?
Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos.
Resumindo: è o que fica "gravado" na memória do seu computador...
É verdade, um cache sobrecarregado pode tornar o navegador mais lento ou mesmo congelá-lo. Quem deseja isso? Não olhe para nós. Vamos começar a limpar o cache. Que navegador está usando? Estão incluídas abaixo instruções para os seguintes navegadores:
Internet Explorer 5.x para Windows
Internet Explorer 6.x para Windows
Mozilla Firefox 1.x para Windows ou Mac
Netscape 7.x para Windows
Mozilla 1.7 para Windows ou Mac
Se estiver executando um navegador ou versão diferente das listadas acima, o menu \"Ajuda\" de seu navegador ensinará como limpar o cache.
Internet Explorer 5.x para Windows
Clique no menu \"Ferramentas\" e selecione \"Opções da Internet\". Isto abre a janela \"Propriedades da Internet\".
Localize a seção \"Arquivos de Internet temporários\" e clique no botão \"Excluir arquivos\".
Clique em \"OK\" quando solicitado.
Localize a seção \"Histórico\" e clique no botão \"Limpar histórico\".
Clique em \"OK\" quando solicitado.
Clique no botão \"OK\" na parte inferior da janela Opções da Internet.
Feche e reinicie o Internet Explorer.
Internet Explorer 6.x para Windows
Clique no menu \"Ferramentas\" e selecione \"Opções da Internet\". Isto abre a janela \"Propriedades da Internet\".
Você deve estar na guia \"Geral\", a primeira guia à esquerda na parte superior desta janela. Se não estiver nesta guia, selecione-a.
Localize a seção \"Arquivos de Internet temporários\" e clique no botão \"Excluir arquivos\" nessa seção. Isto abre a janela \"Excluir arquivos\".
Nesta janela, clique diretamente em \"OK\" ou primeiro selecione a opção \"Excluir todo o conteúdo off-line\" se também desejar fazê-lo... e então clique em \"OK\". Talvez tenha que esperar um pouco até que esta operação seja realizada. A janela \"Excluir arquivos\" é fechado e retornará à janela \"Opções da Internet\".
Localize a seção \"Histórico\" e clique no botão \"Limpar histórico\". Isto abre uma caixa \"Tem certeza...\". Clique em \"Sim\". A caixa fecha e retorna à janela \"Opções da Internet\".
Clique no botão \"OK\" na parte inferior da janela \"Opções da Internet\".
Feche e reinicie o Internet Explorer.
Mozilla Firefox 1.x para Windows ou Mac
Windows: No menu \"Ferramentas\" selecione \"Opções\". A janela \"Opções\" é aberta.
Mac: No menu \"Firefox\" (o primeiro cabeçalho à esquerda na parte superior da janela), escolha \"Preferências\". Será aberta uma janela Preferências.
Clique no ícone \"Privacidade\"—um cadeado—localizado à esquerda.
Clique no botão \"Limpar\" à direita de \"Cache\".
Clique no botão \"OK\" na parte inferior da janela.
Feche e reinicie o Firefox.
Netscape 7.x para Windows
Abra o menu \"Editar\" e selecione \"Preferências\". A janela \"Preferências\" é aberta.
No lado esquerdo dessa janela, verá uma lista de opções. Clique em \"?\" ao lado de \"Avançado\". O sinal \"(\" transforma-se em \"((\") e expande o menu \"Avançado\".
Dentro do menu expandido \"Avançado\", clique em \"Cache\".
Clique no botão \"Limpar cache\". Talvez tenha que esperar um pouco até que esta operação seja realizada.
Clique no botão \"OK\" na parte inferior da janela \"Preferências\".
Feche e reinicie o Netscape.
Mozilla 1.7 para Windows ou Mac
Windows: No menu \"Editar\" selecione \"Preferências\". A janela \"Preferências\" é aberta.
Mac: No menu \"Mozilla\" selecione \"Preferências\". A janela \"Preferências\" é aberta.
No lado esquerdo dessa janela, verá uma lista de opções. Clique no sinal \"?\" ao lado de \"Navigator\". O sinal \"(\" transforma-se em \"((\") e expande o menu \"Navigator\".
Dentro do menu expandido do \"Navigator\", clique em \"Histórico\".
Clique no botão \"Limpar histórico\". Talvez tenha que esperar um pouco até que esta operação seja realizada.
Clique no botão \"OK\" na parte inferior da janela \"Preferências\".
Feche e reinicie o Mozilla.